O que é o mercado livre de energia?
No mercado livre, a oferta comercial e os respetivos preços são determinados por cada comercializador e não pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), como acontece no mercado regulado.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O MERCADO LIVRE E O MERCADO REGULADO?
A diferença está na oferta, no preço e no serviço comercial que lhe é prestado. No mercado livre cada comercializador define estes critérios, respeitando as regras da concorrência e o Regulamento das Relações Comerciais, e no mercado regulado os preços são fixados anualmente pela ERSE.
A qualidade do fornecimento de energia não muda uma vez que este serviço continua a ser prestado pelo Operador de Rede de Distribuição.
No mercado livre, pode escolher a solução de fornecimento mais indicada às suas necessidades e mudar de comercializador de energia em qualquer momento sem custos associados.
QUEM REGULA O MERCADO LIVRE?
O setor do gás natural e da eletricidade é regulado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), pessoa coletiva de direito público, que garante a proteção dos interesses e direitos dos consumidores em relação a preços, qualidade de serviço, acesso à informação e segurança de abastecimento.